Planilha de Metas estratégicas para Oficial de Promotoria SP 2015 – PARTE II

         Olá, nobre concursando (a)! Como vão os estudos? A todo “vapor”, creio. É assim mesmo, confiança e determinação são as molas mestras que nos fazem seguir em frente!

 

ATENÇÃO: Se você não seguir dicas como estas, seu concorrente as seguirá!

 

 

Hoje, irei tratar de um tema que poucos dão importância e posteriormente reclamam das reprovações. Este é o segundo tópico de dicas para o concurso público para o cargo de Oficial de Promotoria I, MP/SP, 2015. São dicas que eu gostaria de ter ouvido quando prestei esse concurso tempos atrás. O resultado? Habilitado e não classificado. Foi meu primeiro concurso público fora da área acadêmica. Se tivesse acertado mais 5 questões obteria classificação dentro do número de vagas previstas no edital. Estas dicas – somadas ao tópico parte I – sem dúvidas, teriam feito a diferença na minha classificação. Refiro-me às metas de curto prazo que devem ser estabelecidas paralelamente ao quadro horário de estudos. Isso significa dizer que não basta você redigir um quadro de estudos bonitinho, com distribuição das matérias (nome delas) e colar na parede. Veja que lá você coloca a DISCIPLINA e HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO de cada uma delas. A Pergunta é: em se tratando do estudo de Direito Penal, o que você irá estudar na segunda-feira, por exemplo? E na disciplina de lógica, o que estudará na terça-feira? Percebeu? Se você não estabelece metas claras (se for Direito, quais artigos irei estudar naquele dia? Se for um livro, quantas e quais páginas irei estudar naquele dia?), tangíveis (atingíveis) e escritas, a chance de seus estudos darem errado é muito grande.  Estratégia é essencial!
               Pesquisas, desde a Escola de Economia de Harvard, demonstram que pessoas que estabelecem metas escritas e mantêm a disciplina para realiza-las sempre chegam lá em questão de tempo. Eu não ignoraria essa constatação. Quer saber mais? Todos os livros, referentes a desenvolvimento humano, que li sobre o tema METAS foram taxativos: escreva suas metas, não basta tê-las na mente! Faça isso com a coisa mais importante da sua vida profissional/financeira neste momento: aprovação no concurso almejado!
Portanto, trata-se de um quadro de metas diárias a serem executadas! Diria que essa planilha é o seu mapa ao passo que o Quadro horário é a sua bússola, ou seja, aquela mostra o caminho com cada passo a ser dado, já este lhe dá o norte de cada matéria no dia. É como se você tivesse que atravessar uma floresta, a planilha de metas lhe aponta cada ponto do caminho com tempo definido para execução de cada atividade, já o quadro seria a trilha. Não basta saber o caminho, é preciso ter os pontos referenciais de todo o trajeto, esta é a finalidade da planilha!
Veja como fica:

 

 

               A planilha acima é apenas exemplificativa! A ideia é mostrar a você como se orientar na elaboração da sua planilha. A distribuição deve seguir o quadro horário, porém não deixa dúvidas no tocante a cada ponto a ser estudado no dia! Ora, se é exemplificativa, é evidente que você deve fazer a sua; se gostar da minha e entender que está legal, siga-a; terminando uma disciplina, inclua outra e foque nas revisões da matéria encerrada, pois você não quer chegar ao dia da prova sem lembrar de cada ponto estudado, ainda mais em se tratando de um concurso cuja nota de corte é elevadíssima.
             Alex, conferi tua planilha e conclui que não será possível aprender crase em dois dias, conforme está na planilha. O que faço? Simples, basta você acrescer mais um dia, por exemplo, para estudar mais detalhadamente esse ou quaisquer outros tópicos! Exatamente por isso estou sendo repetitivo: a planilha é exemplificativa. Redija a sua da forma que lhe seja mais produtiva. Detalhe importante: a planilha acima foi feita apenas para uma semana, mas você pode redigir a sua quinzenal, mensal ou por até uns 3 meses! Apenas não se esqueça de fazer correções periódicas, caso seja (e será) necessário! Para planilha longa, recomendo que você utilize uma cartolina, por exemplo.

 

Não é pelo fato de você não conseguir estudar um tópico em 2 dias, exemplificativamente, que você deve estabelecer um prazo ad eternum (até o infinito)! Seja realista!

Eu tenho facilidades em algumas disciplinas assim como você em outras. Obviamente, para essas o tempo (carga horária) será menor, pois progredimos mais rápido. Todavia, outras irão consumir maior carga horária.

Essa planilha é uma coisa que pouquíssimas pessoas fazem! Redigindo a sua, você já estará na frente da maioria esmagadora. 

 

É isso.
Bons estudos!

Gostou? Compartilhe, dê sugestões, comente, isso é motivador para mim.

 

Você pode gostar...