Como criar hábitos consistentes

            Sem dúvidas, a maior barreira à aprendizagem é começar e parar VEJA AQUI!! A falta de dedicação mínima pelo tempo necessário até atingir aquele nível de pegar no tranco é o divisor de águas entre superar a dificuldade em uma disciplina ou não, é o que separa os que colocam o nome no Diário Oficial (se o assunto é concursos públicos e aprovação) daqueles que nunca verão seu nome lá.

 

Constância no objetivo faz toda a diferença! Saia da zona de conforto, faça o que a maioria não faz! Aprendizado é uma atividade solitária!

 

 

FONTE: Não encontrei o autor para dar os créditos

 

            Outro grande obstáculo ao aprendizado é a preguiça mental  VEJA AQUI! . Sim, dar desculpas e não encarar os desafios com a seriedade que merecem é planejar o “fracasso” e consequentemente jogar o futuro e os planos na lata de lixo. Anthony Robbins diz que “a maior força, em toda a personalidade humana, é a necessidade de se manter consistente com aquilo que definimos que somos”. E tem mais, “se você começar a transformar as coisas em sua vida, será uma questão de tempo para que tudo se transforme”. Seja como for, “quando você se disciplina em uma área da sua vida, você muda todas as demais”. Hábitos são suficientemente poderosos para transformar todas as esferas de nossa vida! Portanto, cuidado com o que você faz nas 24h do dia, pois a rotina se irradia para todas as tarefas que você desempenha!

 

Não há sucesso sem esforço!

 

FONTE: metaesport.es

 

           E como eu crio bons hábitos com consistência? Iniciando e prosseguindo  VEJA AQUI. Vou ilustrar a questão! Há alguns anos eu não dominava nada de Língua Portuguesa, e quando digo nada é nada mesmo. Mesmo assim consegui ser aprovado em um vestibular para o curso de Física em uma das melhores e mais famosas Instituições de Ensino Público do Brasil. Graduei e resolvi prestar concursos. As reprovações vieram e não teve jeito, sentei e estudei e melhorei muito! Doeu estudar Língua Portuguesa? Muito, mas eu insisti e hoje sinto imenso prazer em estudar nossa língua mãe. Por quê? Porque eu já domino alguma coisa e hoje isso não é mais um obstáculo e portanto tornou-se uma atividade prazerosa!

 

 

 

           Matemática, Informática…Direito Processual Civil ou Língua Portuguesa é o seu “calcanhar de Aquiles”? Então encare o leão de frente, comece devagar, mas comece, e não pare. Utilize material de qualidade e voltado para concursos (material que atenda às exigências da banca e tenha didática suficiente para você aprender). Não há jeito, será preciso dar muitas marteladas nessa rocha até ela se partir!

 

“Pessoas são recompensadas em público pelo que elas fizeram/praticaram muitos anos em privacidade.” (Anthony Robbins)

 

 

 

 

Portanto,

  • Estabeleça tempo mínimo de estudo diário para cada disciplina;
  • Estude mais o que sabe menos;
  • Estabeleça metas diárias de estudos a serem atingidas; VEJA AQUI
  • Quantidade não é qualidade; VEJA AQUI!
  • Busque a melhoria contínua;
  • As primeiras sessões de estudo são quase sempre mais difíceis pois você ainda está “cru” na matéria, à medida que progride ficará mais simples;
  • Planeje seus estudos! Utilize quadro horário ou ciclo de estudos. Trace planos de médios e longo prazos. Cronometre seu tempo de estudos (importa o tempo que você efetivamente passou estudando – horas líquidas de estudos); VEJA AQUI!
  • Distribua as disciplinas, alternando as exatas com as mais decorebas. Nem todas as disciplinas têm a mesma importância. Logo, considere, para fazer a distribuição por disciplina, a quantidade de conteúdo de cada disciplina, numero de questões na prova, peso, seu conhecimento prévio, sua dificuldade na matéria, complexidade do conteúdo; VEJA AQUI
  • Se você não tem hábitos de estudos, não estipule longas sessões de estudos, pois não dará conta, o cansaço mental irá bater e você gastará tempo e energia em vão (esses erros são causadores da desistência de muitos). Se você está no ritmo, creio que 1h20 é mais que suficiente para uma pausa de 20 min;
  • Estude ativamente, ler não é estudar. Você precisa estar rabiscando algo à medida que lê, grifa, destaca aquilo que entende ser importante; VEJA AQUI
  • Aprenda a estudar, se ainda não sabe, e rápido! Método de estudo é essencial!

 

Saber de tudo isto e não colocar em prática não altera seus status atual!!!

 

 

Somos aquilo que fazemos repetidamente! (Aristóteles)

 

Bons estudos!

 

Você pode gostar...