Como medir sua evolução no estudo para concursos

            Olá, concursando (a), eis uma importante etapa estratégica do estudo para concursos que você não pode ignorar: como medir sua evolução nos estudos! Entendo que a evolução nos estudos pode ser medida por um tripé, a saber: constância nos estudos (habitualidade), avanço nas disciplinas (você não fica estacionado nas primeiras aulas ou tópicos) e aumento do número de acerto das questões. Note que uma coisa está ligada a outra. Obviamente ter objetivos claros, estabelecer metas e buscar cumpri-las, organizar e planejar seus estudos, aplicar as técnicas de estudos de forma que funcionem para você (adaptação das técnicas a você), não ouvir pessoas negativas (aliás há aquela máxima: escolha bem seus amigos, pois eles poderão ampliar sua visão ou sufocar seus sonhos) ou ficar pensando em coisas negativas (cuidado com suas emoções, distribuir corretamente sua carga horária, número mínimo de carga horária liquida diária de estudo etc.,  também interferem e muito nos estudos, mas não é nisso que focaremos aqui. A questão deste tema é como você controla e sabe como está se saindo nos estudos. Vamos ao tripé essencial da métrica de desempenho nos estudos.

 

# Constância nos estudos

 

 

 

            Há um ótimo livro intitulado “O poder do hábito” que registra em detalhes cientificamente fundamentados o que os hábitos podem fazer conosco. Sem criar bons hábitos, dificilmente conquistamos aquilo que queremos, afinal sem hábitos não há constância, empenho sistemático a uma tarefa (seja ela qual for) e assim não avançamos. Se você não está estudando sistematicamente (habitualidade), esteja certo de que está praticando um grave erro. Sejamos francos, os editais de concursos elencam uma imensa quantidade de disciplinas, os conteúdos são imensos, a concorrência cresce e vem se tornando mais especializada no que faz. Acha mesmo que se não houver dedicação intensa a essa tarefa há chances de vencê-la? Não acredito. Falhas neste suporte é uma das causas que levam candidatos estudarem anos a fio sem passar em nada, assim como é a causa da desistência de milhares. Ora, se não há dedicação, subsequentemente não há evolução, consequentemente irá mal nas provas. Isso gera desânimo, negativismo. Ou a pessoa muda seus hábitos e se empenha de verdade ou não há chances de êxito e a desistência é o caminho mais comum. Creio que você não quer isso, ninguém quer. Estudar com consistência, hábito (todoooooooo dia, se possível) é o que pessoas comuns fazem até conquistar algo incomum (sua aprovação), afinal nem todos passam, certo?

                O caminho para a aprovação é o que as pessoas comuns seguem, mas os hábitos a serem adotados para se chegar lá são incomuns (a maioria negligencia). Logo, você já deve ter lido muito por aí algo como “por quase nada neste mundo você deve adiar uma sessão ou um dia de estudos”. Está certo! Por quase nada, afinal queremos obter o conhecimento suficiente para a aprovação o mais rápido possível. Portanto, erre mas corrija o erro o mais rápido que puder. Os Seals (elite da marinha americana) têm um princípio que se aplica muito bem ao universo dos concursos: comprometa-se com o compromisso!

“Não há nada que frustre mais do que alguém que falha em dar o máximo de seu esforço e do seu tempo. Se você vai aparecer, então apareça. Mas se não vai aparecer, não apareça. ” [1]

                 Não há outro jeito, é dando muitas marteladas na rocha que a faz partir, todo o conjunto de golpes é decisivo para que a pedra se parta e não apenas a última martelada. Pense nisso.

 

 

#Avanço nas disciplinas

 

 

            Se você está tendo consistência nos estudos, evidentemente está evoluindo nas disciplinas. Aliás suponho que tenha feito um cronograma de estudos (ciclo ou quadro horário) e estabelecido metas diárias de desempenho (metas factíveis, claras) para cada uma das matérias que distribuiu na grade. Ou seja, na disciplina de Direito Constitucional (estudar da página 20 até a página 45 do capítulo 3 – tópicos…), na disciplina de Raciocínio Lógico (estudar da página 15 até a página 35 da aula 3 – tópicos/resolver questões nº…), na disciplina de Língua Portuguesa (estudar Crase da página 100 até a página 120 e resolver questões ao final) tudo isso com sessões de estudo de 1h30 para cada uma delas cominadas com intervalo de descanso de 20 minutos, após cada sessão de estudos. Eis um exemplo de meta diária de estudos bem definida. É claro que você deve estabelecer metas que possa atingir. Detalhe para uma armadilha: metas fáceis. Se você pode estudar 30 páginas da disciplina X com esforço em uma sessão de estudos de 1h30, por que estabelecer apenas 20 páginas como parâmetro? Aqui vai um puxão de orelhas provocativo: “ Quando foi a última vez em que você se esforçou a tentar de novo, abrir um caminho e aplicar um esforço extra? Se você é como a maioria das pessoas, isso não acontece com muita frequência. O conforto e a familiaridade são hábitos. Assim, comprometa-se hoje a fazer “só mais um” de alguma coisa – e isso depois de já ter dado o máximo de si. Mais uma repetição. […] você vai começar a criar hábitos novos, melhores, de excelência e desempenho. E vai expandir de forma contínua suas capacidades. ” [2]

            Portanto, se você está há um bom tempo na aula 4 do PDF x, verifique o motivo disso: dificuldade, falta de empenho, disciplina muito complexa, metodologia de estudo que não funciona…. Se a causa for falta de empenho ou qualquer coisa que indique que você não está fazendo o que deveria da forma que deveria, você tem um sério problema a corrigir e faça isso rápido.

 

# Acertando mais  questões

 

 

 

             Este ponto é extremamente negligenciado pela maioria esmagadora dos estudantes de concursos públicos devido a uma pegadinha mortal implícita aí: não descobrir os motivos pelos quais errou uma questão e eliminar o erro de vez. Observe que o cumprimento do segundo tripé satisfatoriamente depende da execução proveitosa do primeiro, mas você pode estar negligenciando o segundo e avançando para o terceiro, deixando “cascas de banana” para trás que o irão reprovar! Jamais podemos ignorar o como resolver questões de concursos com eficiência.

            Sendo bem direto: de que adianta você resolver as questões da aula 2 do PDF e seguidamente avançar para a aula 3 sem corrigir os erros da aula 2? Isso seria ignorar o como acertar mais questões de concursos. Suponha que você tenha resolvido 30 questões ao final da aula 2, errou 9. Agora é que vem o “pulo do gato”! Não avance, simplesmente descubra por que errou cada uma das 9 questões (distração, pegadinhas, esquecimento, não entendeu aquele ponto específico explorado na questão, não memorizou). Excetuada a primeira causa, nas demais você deverá estudar aquele ponto específico e (se preciso for) fazer um resumo desses pontos, revisar mais, marcar as questões e resolvê-las novamente. Se não fizer isso, você irá estacionar em um determinado percentual de acertos nas provas que resolver. Será exatamente aquilo que você errar nas provas e questões que resolver que o farão furar a fila e ser aprovado mais rápido, desde que você faça o que a maioria não faz. Isso é tão sério que acabei escrevendo não um, mas três artigos, em profundidade, tratando especificamente disso.

           Recomendo fortemente que você os leia, não pare por aí, e aplique o que aprender com eles corrigindo suas falhas!

 

ARTIGOS:

 

Como aumentar o desempenho em provas e concursos: Detonando a Banca

Como aumentar a nota nas provas de concursos: o óbvio que ignoramos. O que fazer?

Como resolver questões de concursos com alta eficiência: Detonando a Banca

 

 

Bons e produtivos estudos!

Se você desejar que eu escreva um artigo específico sobre sua dúvida, basta sugestionar!

 

 

REFERÊNCIAS

 

ROY, Rob, LAWSON, Chris. A arte da guerra segundo os Seals da marinha norte-americana. Trad. Martha Argel, Humberto Moura Neto. São Paulo: Cultrix, 2016, p.168.

 

ROY, Rob, LAWSON, Chris. A arte da guerra segundo os Seals da marinha norte-americana. Trad. Martha Argel, Humberto Moura Neto. São Paulo: Cultrix, 2016, p.96.

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