Como descobrir em 3 passos simples o que a banca mais cobra: Detonando a Banca

        Olá, concursando(a)s, como vão os estudos? Neste post iremos decifrar, em três passos simples, o que a banca do seu concurso mais cobra, ou melhor: como descobrir isso de uma vez por todas! Não ignore isto, pois pode custar a sua vaga!

PASSO #1. Baixar (download) das provas anteriores

 

         A primeira coisa que você deverá fazer será baixar as provas dos dois ou três últimos anos aplicados pela banca que realizará seu concurso. Não é algo complicado de ser feito. Algumas vezes, a própria organizadora disponibiliza as provas no seu site. Caso isso não seja possível, você pode utilizar sites que fazem isso, o PCI concursos é um exemplo. Trata-se de um passo simples. Organize essas provas de forma que facilite a realização do passo #2. Exemplificando: suponha que eu queira descobrir o perfil da FCC para os concursos do TRT 2ª Região, Cargo de Analista Judiciário, Área Judiciária. A primeira coisa a ser feita será baixar as provas aplicadas pela FCC no TRT 2 e demais TRTs, retroagindo três ou dois anos. Ficaria
algo assim, por exemplo:

 

 Exemplo Ilustrativo
        Feito isso, o próximo passo é traçar um Raio-X da banca, descobrir seu verdadeiro perfil de cobrança.

 

 PASSO #2. Descobrindo o que a banca mais cobra

 

          Este passo é um pouco mais trabalhoso, exige uma pequena dose de paciência, mas a recompensa é valiosa. Aqui você pode utilizar o sumário de um livro ou uma folha de papel em banco mesmo. Primeiro: identifique o que cada questão está cobrando. Detalhe: será preciso fazer isso com todas as matérias, todas!! Em seguida, veja o que cada alternativa de cada questão está cobrando. Sim, às vezes uma questão cobra mais de um assunto, isso também terá de aparecer no seu Raio-X! Abaixo temos um exemplo de como ficaria um filtro por matéria:
Exemplo Ilustrativo
 

         Veja que você pode, exemplarmente, dentro da disciplina Direito Administrativo, verificar que uma questão está cobrando o tema Lei 8.112, isso seria o tema geral (amplo). Precisamos filtrar mais! Pois bem, indo mais a fundo, notamos que a questão 3, por exemplo, exigiu da Lei 8.112 três assuntos diversos distribuídos em suas alternativas: Provimento, Reintegração e Readaptação! Aqui está o Raio-X da banca para essa questão. Fazendo isso com todas as questões da prova (alternativa por alternativa), por disciplina, você terá o perfil e preferência de cobrança da banca para cada matéria. Faça isso com todas as provas, matéria por matéria, questão por questão, alternativa por alternativa! A partir daí você estará quase pronto para estudar com foco total no que é e como é mais cobrado pela banca! Resta apenas o último passo, vamos a ele!

 

PASSO #3. Comparando o Raio-X da banca com o edital do seu concurso

 

        Tome o Raio-X que você obteve e o distribua nos itens, por disciplina, no edital do TRT da Região que você fará o concurso, marque quantas vezes aquele item foi cobrado em outras Regiões! Claro, primeiro organize seu edital! VEJA AQUI COMO FAZER ISSO! Agora, você terá um perfil completo do que poderá aparecer na sua prova, pois você verá claramente cada item, por disciplina, que FOI COBRADO, COMO e QUANTAS VEZES foi cobrado! Isso sim, é estratégia de estudos eficiente! 
         Alex, mas isso é muito trabalhoso de ser feito! Ah é? Quanto vale sua vaga? Qual o preço de estudar a “esmo” e não ser aprovado por um erro ou ignorância amadora? Pense nisso, se você achou esse procedimento difícil. Se você não fizer isso, seu concorrente fará! Lembre-se de que é preciso cavar o poço antes de sentir sede!

 

Eis uma ótima palestra com o GURU DOS CONCURSOS PÚBLICOS (WILLIAM DOUGLAS)! Recomendo fortemente que você assista:

Como estudar para concursos com inteligência – William Douglas (Master Juris)
Bons e produtivos estudos!

Você pode gostar...