Como estudar para o concurso público Prefeitura Municipal de Roseira 2017

          Olá, como algumas pessoas me pediram algumas dicas sobre como estudar para o concurso público lá da Prefeitura de Roseira, resolvi escrever um artigo geral abordando os pontos essenciais que você não deve ignorar na preparação. Evidentemente, os pontos aqui tratados valem para  todos os concursos públicos.

 

Atenção! Se você não seguir essas dicas, seu concorrente as seguirá! Você precisa apenas de uma vaga. Não se esqueça disso! Estas técnicas se aplicam a qualquer concurso público!

 

             Agora, vamos aos pontos essenciais para uma preparação eficiente:

 

# Leitura do Edital

 

 

             A primeira coisa que você deverá fazer, antes de sair por aí estudando, é ler o edital! Parece óbvio, mas não é. Não se trata apenas de ler as 10 laudas do edital, é mais que isso. Você deve pinçar de lá os pontos fundamentais para uma boa preparação: disciplinas, cada ponto específico do conteúdo programático, número de questões, peso de cada disciplina (se o peso for diferente), data e valor da inscrição, data da prova, duração da prova, requisitos para inscrição (aliás, nesse concurso, poderá ser possível concorrer a dois cargos a depender do horário, veja o edital), data para recurso. Copie e cole no Word ou transcreve à mão mesmo, mas faça isso. A maioria esmagadora das pessoas apenas olha número de vagas, remuneração e valor da inscrição. Um erro, não faça isso. Outra coisa: fique de olho no site da banca examinadora para ver se não haverá retificação do edital, isso é bem comum.

ACESSE AQUI EDITAL DE ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO RETIFICADO

 

 

# Elaboração de cronograma de estudos

 

 

             Este ponto é fundamental e você deve considerar três coisas para elaborar um bom plano de estudos: seu nível de dificuldade e conhecimento prévio em cada disciplina, número de questões em cada uma delas e o peso (neste edital, o peso das questões será 2 para todos, logo isso é indiferente) e seu tempo disponível para estudo diário. Vamos por partes aqui! Nível de dificuldade e conhecimento prévio em cada disciplina: como saber como estou em cada disciplina? Simples, faça download das provas anteriores aplicadas pela banca para o cargo que você concorrerá e  resolva, veja como se sai. Número de questões em cada uma delas: o edital infelizmente não trouxe o número de questões de cada disciplina, mas é perfeitamente possível ter uma ideia de como será essa distribuição: faça download das provas mais recentes aplicadas pela Moura Melo para seu cargo e conte o número de questões de cada disciplina (algo que você pode fazer em poucos minutos)!

 

ACESSE AS PROVAS AQUI!

 

            Seu tempo disponível para estudo diário: vamos falar sério agora!! Se você tem 4h, 5h etc., para estudar por dia, estude. Marque o horário de estudo (início e término de cada sessão de estudos) e dê conta do recado! Comprometa-se com a obrigação que você assumir, simples assim, “sem choro nem vela”.

Dito isso, é hora de distribuir as disciplinas a serem estudadas. Como faço isso? Utilize um quadro horário de estudos ou um ciclo de estudos.

 

VEJA AQUI COMO FAZER ISSO:

COMO FAZER UM PLANO DE ESTUDO ESPARTANO PARA CONCURSOS

COMO FAZER UM CICLO DE ESTUDOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

MODELO QUADRO HORÁRIO

COMO ESTUDAR CORRETAMENTE PARA PROVAS E CONCURSOS PÚBLICOS

 

             Distribua as disciplinas intercalando uma mais decoreba (Língua Portuguesa e informática) com uma de exatas (matemática) por exemplo. Isso porque a forma de estudar cada uma delas é diferente o que facilita a memorização. Estudar 1h30 de Língua Portuguesa seguida de outra sessão de estudos de 1h30 de informática, não é nada produtivo porque ambas possuem o mesmo estilo de estudo/memorização. Distribua as disciplinas durante todos os dias da semana que você irá estudar.

             Detalhe importante: se você não tem base forte em Língua Portuguesa, Matemática e Informática, não vá estudar tudo do zero agora com edital na praça e prova no mês que vem. Não vai funcionar! Neste caso, baixe as últimas provas da Moura Melo aplicadas para o cargo que você irá concorrer, veja o que mais caiu e foque nesses pontos de corpo e alma, pois a banca não costuma mudar drasticamente suas preferências por pontos específicos que mais cobra. Feito isso, parta para o estudo dos demais pontos, ok? Outra observação quanto ao conteúdo de informática: da forma como está no edital, há margem para cobrança de diversas versões do Windows, Word e Excel por exemplo. Nesse caso, veja quais versões foram cobradas no último concurso que a banca realizou, claro que aqui você precisará analisar o último edital também para verificar se o conteúdo é semelhante ao deste edital. Isso te dará um norte de estudos! Aliás, você irá descobrir não só o que a banca cobrou, mas saberá também quais pontos do Linux ela exigiu na prova, quantas questões, se cobra Memória, Hardware etc.

 

FAÇA DOWNLOAD DO CONTROLE DE REVISÃO DE DISCIPLINAS PDF

BAIXE O MODELO DE CICLO DE ESTUDOS PDF

 

            Detalhe importantíssimo: cronometre seu tempo de estudos! Sim!!!!!! Não creia que você irá estudar 4h ficando 4h na frente de um livro, apostila… tempo de estudo é aquele no qual você está lendo, grifando, marcando, anotando… Foi ao banheiro, levantou para tomar água…? Trave o cronometro, pois você não está estudando!! Anote quanto tempo estudou de cada disciplina, no dia. Se não conseguiu bater a meta estipulada, descubra o motivo. Não ache que você irá estudar 10h liquidas por dia, se não tem hábitos de estudos. Não vai. Cuidado com o achismo de não “vou estudar essa matéria porque atuo na área e está tudo dominado”. Errado, provavelmente será ela a causa da sua reprovação, concursos públicos não é terreno para orgulhosos. Erros neste ambiente têm como consequência imediata: REPROVAÇÃO. Acha mesmo que domina a disciplina X? Faça o teste! Faça download de umas 4 provas da banca e resolva tudo, se você tirar 10 nela, pode se sentir seguro. Caso, contrário, trate de estudá-la também!!! Não fuja daquela matéria de que você não gosta. Se fizer isso, estará fugindo apenas nos estudos, mas ela lhe aguardará na prova (aqui você não terá como fugir) e o reprovará. Portanto, seja racional! Estude mais o que sabe menos.

 

RECOMENDO FORTEMENTE A LEITURA:

 

COMO AUMENTAR O DESEMPENHO EM PROVAS E CONCURSOS

COMO DESCOBRIR EM 3 PASSOS SIMPLES O QUE A BANCA MAIS COBRA

 

 

# Resolução de provas

 

 

             Eis a parte na qual você saberá se está progredindo ou não nos estudos! Resolver as provas anteriores da Moura Melo! Recomendo que resolva todas as provas que encontrar aplicadas para seu cargo – se houver tempo, resolva de outros cargos também!

            Não rasure as questões, pois você irá revisar a prova (resolver as questões que errar e tiver dúvida) e se houver marcação na alternativa da questão, quando resolver novamente seu cérebro será direcionado para o item assinalado e você não irá raciocinar porque aquele ponto está certo ou não! Isso é algo que você terá de fazer na prova para valer!

           Marque um X ou circule o número da questão que errar ou tiver dúvida. Em seguida, estude o ponto específico cobrado naquela questão. Sim, pois é isso que pode cair na prova, e se você errou agora, irá errar lá também. Mas veja, quando errar uma questão, descubra o motivo do erro: desatenção, pegadinha, não sabia o ponto exigido na questão, esqueceu? Excetuando os erros por distração, todas as demais hipóteses são causas para você destacar a questão para estudar o ponto específico que ela cobrou e resolvê-la novamente! Ah, notei que as provas da Moura Melo são extremamente simples, resultado: nota de corte alta. Estude o máximo que puder.

             Revolva questões TODOS OS DIAS, pois são eles que  farão seu conhecimento migrar para a memória de longo prazo. Resolva as últimas provas (se possível TODAS) aplicadas pela banca para seu cargo!

 

Estudar e não resolver questões é como querer aprender a nadar só com a leitura de um manual de natação cujo resultado será afogamento. No caso do concurso será reprovação mesmo!!! Não quer levar uma “surra” da prova?  Então resolva questões (especialmente as últimas provas da banca que fará seu concurso).

 

 

ESTES ARTIGOS VÃO TE AJUDAR MUITO:

COMO RESOLVER QUESTÕES DE CONCURSOS COM ALTA EFICIÊNCIA

COMO MEDIR SUA EVOLUÇÃO NO ESTUDO PARA CONCURSOS

HORAS LÍQUIDAS de ESTUDO e CONCENTRAÇÃO

 

 

# Revisão

 

 

             Se você não revisar o que estudar, não irá passar! Simples assim. As revisões são indispensáveis para a memorização. Estudou crase hoje? Revisão das 24h nela (amanhã você terá de revisar obrigatoriamente o que estudou hoje) simples assim. Revisou? Parta para as questões (provas anteriores). Há ainda a revisão dos 7dias, mas sendo o conteúdo trabalhoso, eu não ficaria 7 dias sem revisar de forma alguma. Até porque a prova já está muito próxima.

 

Sem revisão eficiente, você simplesmente perderá todo o tempo e energia gastos na sessão de estudo.  50 horas de estudos mais metodologia eficiente de revisão valem mais que 5000 horas de estudos sem qualquer metodologia de revisão. Sem revisar você não vai passar!!

 

VEJA MAIS COMO REVISAR (leve isto a sério):

CURVA DO ESQUECIMENTO E O EFEITO REVISÃO I: LEVANDO AS REVISÕES A SÉRIO!

CURVA DO ESQUECIMENTO E O EFEITO REVISÃO II: LEVANDO AS REVISÕES A SÉRIO!

 

          Quanto ao conteúdo de atualidades, será exigido fatos da atualidade do Brasil. Estude atualidades desde uns 20 dias ANTES DA DATA DE APLICAÇÃO DA PROVA ATÉ UM ANO PARA TRÁS DA DATA DE PUBLICAÇÃO DO EDITAL, pois é o que as bancas normalmente exigem. Veja como a Moura Melo explora atualidades em suas provas!

 

EIS DOIS LINKS SOBRE ATUALIDADES GRÁTIS QUE CONSIDERO MUITO BONS E QUE PODEM TE AUXILIAR:

 

ATUALIDADES PARA CONCURSO: FATOS RELEVANTES

GABARITANDO ATUALIDADES RETROSPECTIVA

 

Atenção! As técnicas de estudos devem ser adaptadas a você. Aprendeu? Sente, estude, aplique e adapte-as. Simples assim.

 

Após tudo isso:

 

# Como agir na prova

 

FONTE IMAGEM: Adenilson Nunes/Secom

            Antes de qualquer coisa, LEIA O CADERNO DE QUESTÕES, ou seja, faça uma leitura rápida de cada questão: veja o que está pedindo. Isso vai fazer você se familiarizar com o que a questão está cobrando e seu subconsciente irá entrar em ação. Detalhe: você não irá gastar mais que 5 minutos para essa atividade.

            Em seguida, inicie a resolução das questões pela disciplina que você mais domina (marque um X ou circule a alternativa que entender ser a correta). Deixe para o final aquelas que tiver dúvida e/ou não souber (faça um X ou circule o número dessas questões para localização rápida). Terminando as que conseguir resolver, retorne às que teve dúvida e/ou não sabe, só chute em último caso (em caso de chute, tente eliminar as alternativas mais absurdas) e não mude a alternativa que julgar correta, pois é bem provável que você irá errar, se fizer isso.

           Controle seu tempo de prova e muito cuidado com o tempo para passar as respostas para o cartão resposta.  Se você não levar um relógio  para controlar o tempo de prova, não hesite em perguntar ao fiscal de provas quanto tempo falta.

         Cuidado para não rasurar o cartão resposta, pois se mais de uma alternativa for marcada nele, a questão será anulada e o cartão não pode ser trocado. Se você já tem familiaridade com preenchimento de cartão resposta de concursos, aquelas questões sobre as quais não tiver dúvidas, vá respondendo e passando direto para o cartão, você ganhará tempo.  Se você não sabe como preencher o cartão resposta, nunca fez isso antes, sugiro que veja um modelo na internet que pode ser muito semelhante ao que você terá de preencher.

 

VEJA AQUI MODELOS DE CARTÃO RESPOSTA DE CONCURSOS

 

Sua atitude determina sua altitude!

 

 

Curtiu o artigo? Comente, compartilhe! Na vida, seu concorrente é você mesmo. Lembre-se disso sempre!

 

Bons estudos!

Você pode gostar...