O que importa é o que fazemos neste momento

         Olá, a imagem reflete bem como é a preparação para concursos públicos e vestibulares de ponta. Sem dúvidas, é um erro grave que muitos e muitos cometem. O resultado?  Desânimo, autossabotagem. Sabe qual é esse erro? VER A DIFICULDADE NA MATÉRIA COMO UM TODO E NÃO FOCAR SOMENTE NAQUILO QUE TEM DE SER FEITO HOJE. É como se você estivesse subindo uma escada com infindável número de degraus. Pior ainda, todos os demais concorrentes estão à sua frente, você é o último da fila! Nesse caso, o foco, a motivação e a disciplina nos estudos começam a ruir.

 

 

          Se você tem tido essa visão, quando vai encarar os estudos, algo precisa ser feito e rápido! Exemplificando, suponha que você tenha dificuldades com matemática. Quando vai encarar a aula 01 de números reais, por exemplo, você pensa que ainda há a aula 2, a aula 3… o curso é imenso, você não vai dar conta! Percebeu? Esse é o tipo de comportamento que mata sua sessão de estudos! Parte do problema é resolvido com planejamento de estudos, distribuição de disciplinas, fixação de metas e objetivos. Até aqui muitos conseguem chegar, o problema está em focar no todo (errado) e não na parte (certo), quando vai estudar aquela disciplina.

 

#Desafio

 

 

            Você fraciona o estudo da matéria por motivo óbvio: não é possível estudar e aprender tudo em uma sessão de estudos ou em uma semana. Notou? Então por que você insiste em ficar pensando em todas as aulas que ainda restam pela frente e não foca somente naquilo que tem de ser estudado HOJE? Eis um tipo de sabotagem muito sutil e devastador! Cuidado com ele. Outra coisa, quando você desfoca para o todo e não se concentra apenas na parte (no que deve ser feito), você simplesmente não está sendo disciplinado. “Existem os caçadores e existem as vítimas. Por sua disciplina, vocês vão decidir se são um caçador ou uma vítima”. [1]

 

#Disciplina nos estudos

 

 

            Uma observação fundamental: quando eu mencionei disciplina estou dizendo que você deve focar apenas no que deve e precisa ser feito hoje. Esquece o que ainda vai estudar amanhã. Note então que ser disciplinado vai além de simplesmente passar 8h líquidas sentado, estudando. Se sua mente divaga, você simplesmente não está estudando! A maioria esmagadora dos estudantes e muito do que leio por aí associam falta de disciplina apenas ao ato de não cumprir um cronograma de estudo, não bater metas, não estudar, desculpar-se com tudo, preguiça mental ou a soma de tudo isso. Ledo engano!  A mente pode ser um dos grandes sabotadores de produtividade, se não atentarmos a ela. Como corrigir isso? Monitore sua mente! Se ela foge para focar na “dificuldade” da disciplina como um todo e/ou no grande número de aulas restantes, traga-a de volta ao que precisa e deve ser estudado agora, neste momento. Com o tempo, você irá esculpindo esse hábito e a coisa ficará mais simples de se fazer. Policie-se! Renato Alves chama isso de pensar nos pensamentos (metapensamentos), ou seja, você se mantém em constante monitoramento do que está pensando e se isso não é produtivo, imediatamente faça algo para interromper esse ciclo vicioso (repito: traga a mente de volta ao que está fazendo agora). Percebeu? Não se esqueça de que só conseguimos administrar aquilo que conseguimos mensurar. Faça isso, e você notará que suas sessões de estudos serão mais eficientes!

 

#Foco

 

 

           Foque no agora, o amanhã ainda não chegou. O que você fez ontem não conta mais, não pode ser mudado. Mas sobre o presente você tem autoridade, exerça-a. É você quem controla sua mente ou seus pensamentos é que fazem a festa? Acredite, eles têm poder para acabar conosco, se não mantivermos um estado de alerta permanente.

 

#Fonte de motivação

 

 

             Importante: bateu a meta? Comemore! Fechou uma aula? Celebre! Cumpriu uma sessão de estudos? Motive-se mais! É mérito seu. Por outro lado, saiba que não vamos bater as metas 100% das vezes, acontece. Somos humanos, há dias que as dificuldades são uma verdadeira muralha da China. Não conseguiu hoje? Veja o motivo e procure corrigir. Se não consegue caminhar, arraste-se, faça uma atividade física, leia um depoimento de um aprovado (há muitos por aí), utilize todas as armas que estiverem ao seu dispor para não sair dos trilhos. São muitas disciplinas para você? Também são para seus concorrentes! Você tem momentos de desânimo? Eles também!  Está cansado? Seus concorrentes também se cansam, pois o cansaço é democrático, atinge todos! Tem dificuldades em uma disciplina? Não é falta de sorte sua! Milhares de concorrentes também têm! O que faz a diferença é como você encara a situação e se adapta a ela!

             Se você não está contente com a vida financeira, profissional que atualmente tem e se os estudos são o caminho de acesso a um cargo público, não há motivos para se motivar? Você irá entrar pela porta da frente, merecimento seu. Quantos não tem essa oportunidade? Pensou nisso? A caminhada não é difícil, mas é trabalhosa.

             Bons estudos!

 

 

REFERÊNCIAS

 

ROY, Rob, LAWSON, Chris. A arte da guerra segundo os Seals da marinha norte-americana. Trad. Martha Argel, Humberto Moura Neto. São Paulo: Cultrix, 2016, p.114.

Você pode gostar...