Faça o possível hoje para abrir as portas para o seu concurso “impossível” amanhã

 

          Olá, estudantes, como vão os estudos? A conversa de hoje é sobre “fazer o possível hoje para abrir as portas, amanhã, para a aprovação naquele concurso que te parece impossível, neste momento. A questão é: o que você pode fazer hoje, da melhor forma possível, para dar um passo a mais em direção àquele concurso que, neste exato momento, te parece ser “impossível” obter aprovação?

          O estudo para concursos é um “trabalho de formiguinha”, ou seja, o conhecimento vai se agregando e se multiplicando aos poucos. Como estamos na geração Y – aquela que quer hoje tudo para ontem – adivinhe o resultado: a maioria quer colher os frutos antes de plantar a árvore. Ser aprovado em concursos em tese não é difícil, pois as regras são claras, é trabalhoso. Com um pouco de força de vontade você lê um livro sobre técnicas de estudos, artigos como muitos que estão disponíveis aqui e aprende o caminho das pedras. Além disso, ótimos materiais não são “tãoooo” caros assim, embora neste momento possa ser um empecilho financeiro para muitos. Porém, é possível aprender muita coisa online, gratuitamente, tanto sobre como estudar corretamente quanto matérias de certames públicos mesmo. Este blog traz uma imensa gama de ótimos sites e blogs com muita coisa gratuita e de qualidade; no You Tube há ótimos canais com muita coisa de qualidade. Obviamente, este último, não é suficiente para a aprovação em um concurso de ponta, mas já ajuda e muito.
          Perceba que o diferencial hoje já não está nos ótimos materiais de estudos unicamente, isso porque a maioria esmagadora tem acesso a eles. Porém, nem todos estão dispostos a planejar estrategicamente, estabelecer metas e MANTER A DISCIPLINA E A MENTALIDADE IDEAL EM ALTA.
Performance Mental (mentalidade) + Estratégia (adaptação/foco/planejamento) + Técnicas (ação eficiente) = aprovação.
         Uma coisa não funciona sem a outra; a soma de todas essas características é o combustível do sucesso. De que adianta saber estudar, saber planejar etc., se você não é capaz de manter a disciplina sequer durante uma quinzena? Nada resolve se você souber tudo sobre como estudar para concursos se rapidamente sua performance mental (aquela vontade de querer estudar, pagar o preço) se apagar. Óbvio que nem sempre a motivação será mantida nos 100%, é impossível, mas desistir no primeiro obstáculo é algo a se pensar. O cansaço e o desânimo vão bater (aliás, estes são tão democráticos que tentam abater seus concorrentes também), os parentes vão chiar, aquele primo chato vai fazer piadas…, pode até ser que seu/sua namorado (a)/esposo (a) também não apoie ou cobre excessivamente!
Você vai desistir ou frear os estudos por isso? 
            No caso dos familiares, a especialista Lia Salgado escreveu uma carta que você pode mandar a eles:
Você é muito importante pra mim. Então, o que você pensa ou faz tem bastante significado na minha vida. Eu estou neste projeto de ser aprovado num concurso. 
Este é o meu objetivo profissional agora. A parte ruim é que isso não acontece de uma hora para a outra. Pode levar mesmo um tempo para eu conquistar a minha vaga. Mas é assim com todo mundo. Quem não desiste passa. É o que a gente vê o tempo todo.
A vantagem é que o salário é muito bom e o emprego é seguro – não existe o risco de ser demitido sem motivo, como no mercado privado.   Eu estou fazendo a minha parte, mas isso é como correr uma maratona. A pessoa tem de treinar muito até ficar bem preparada. Até mesmo alguns tropeços podem acontecer pelo caminho, e eu vou precisar ter coragem para levantar e continuar.
Há momentos em que eu também fraquejo. Eu acordo de manhã para estudar e queria dormir mais um pouco. Ou fico até mais tarde estudando, quando o corpo precisava dormir. Ou quando eu encaro uma matéria difícil, e receio nunca conseguir aprender. E o medo, quando chega perto da prova? Tem vezes em que dá vontade de jogar tudo pro alto e poder me divertir. Mas eu faço o melhor que posso para seguir adiante. Porque este é um projeto de vida, entende?
Eu queria muito sentir que você confia em mim e me apoia. Sabe a sensação de estar correndo, exausto, e ver você ali ao lado da pista, e me estender um copo d’água? Isso me daria muita força para ir até o fim. Com a certeza de que não estou sozinho. [1]
          Nem sempre será possível estudar 4h ou 6h liquidas por dia, mas se você pode se dedicar uma hora, nem que seja uma horinha por dia, por nada mesmo deixe essa oportunidade passar, isso é fazer o possível hoje para que aquela aprovação tão distante se torne realidade. Fazer o possível (estudar pelo menos uma ou duas horas por dia, não deixando passar esse precioso tempo por quase nada) é algo que quase ninguém aí fora faz, são casos contados “nos dedos”. Há uma frase interessante sobre essa questão da lavra de Sharpie Thoughts: “se você pensar em desistir, lembre-se dos motivos que o fizeram aguentar até agora”. Eu acrescentaria mais: lembre-se dos motivos pelos quais quer melhorar sua vida financeira, ter estabilidade. Pense nos benefícios que o cargo almejado lhe dará. Todos querem ocupar um ótimo cargo público com excepcional remuneração, mas nem todos estão dispostos a pagar o preço da dedicação, disciplina (aquele combustível capaz te fazer mover o mundo e não parar por nada até chegar lá). Veja que, “curiosamente, a “sorte” só aparece para os vencedores, para as pessoas de sucesso. Para os que têm metas e objetivos, e lutam para realiza-los. […] Querer ter sorte é uma questão de opção! “azar” também. Para a primeira é necessário muita energia. Para a segunda, nem tanto!”. [2]
        “Portanto, dê o exemplo: estude, trabalhe e sempre trate bem seus familiares, independente da maneira que eles te tratam. […] Não se conforme com a mediocridade. Seja o “ponto de inflexão” na história de sua família. […] É a sua vida. A escolha é sempre sua. Você não precisa de curvar ao meio. As pessoas de maior sucesso no mundo nunca aceitaram a imposição negativa da sociedade em que viviam. Ter “personalidade” não é imitar quem tem o “poder”, é ter o poder de escolher o próprio destino”. [3]
Em síntese, “sempre pensar no primeiro passo, e não focar no resultado final [ele é consequência das ações anteriores] que aparentemente poderia parecer impossível. Quantas vezes você teve medo, achou que não iria conseguir, e sequer tentou? Isso é normal […]. Dar o primeiro passo, começando de forma simples, já é uma grande coisa. E o simples fato de ir adiante poderá te levar muito, muito longe”. [4]
        A motivação é o combustível da ignição, mas a disciplina cominada com a formação de hábitos é o que nos faz seguir em frente. Isso significa agir, temática do próximo artigo.
 Assim, faça o possível hoje para abrir as portas para o seu concurso “impossível” amanhã! Isso começa com o

 primeiro passo + motivação (ainda que não 100%) + disciplina + planejamento + não desistir nunca.

É assim que se vence!

Bons e produtivos estudos!

A derrota começa na mente! Sucesso é vontade + trabalho + merecimento justo. Desejar, saber desejar e merecer. Vontade, trabalho e merecimento justo.

 

REFERÊNCIAS
[1] SALGADO, Lia. Sua família é parceira? Blog da Lia Salgado. Disponível em <http://www.liasalgado.com.br/concursos/2015/05/07/familia-parceira/#.VUupLflVhBc> Acesso em 23/05/16. 
[2] AWALD, Elias. Oscar Schmidt: 14 motivos para viver, vencer e ser feliz. 2ª ed. Barueri: Novo Século, 2014, p.32.
[3] PONTES. Marcos César. É possível!: Como Transformar seus Sonhos em Realidade. 2ª ed. São Paulo: Chris McHilliard, 2010, p. 49. 
[4] PESCE, Bel. 21 sacadas para Criar Oportunidades. Disponível em: <

http://cursos.belpesce.com.br/criando-oportunidades/ebook> Acesso em 20/05/16, p.9.

Você pode gostar...