Quando começa a preparação para concursos?

              A preparação realmente começa quando você testa o que estudou; ou seja, você começa a resolver questões de provas anteriores. Nada adianta só estudar e não se testar, e tem mais: não ajuda muito se você simplesmente se testa, erra algumas e não corrige seus erros. Veja que é preciso verificar os motivos pelos quais você errou cada questão: distração, não sabia, complexidade elevada das alternativas… pegadinha. Excetuando a distração, nos demais casos você precisa criar um caderno de erros para as questões que errou e estuda-las, é isso que o fará crescer e, consequentemente ser aprovado. Massacre seus erros! Errou? Volte e estude novamente aquele ponto específico! Aliás, já falamos bastante sobre isso! VEJA AQUI, AQUI e AQUI!

 

 

                O teste tem de ser paralelo ao estudo teórico (doutrina, jurisprudência, lei seca, súmulas), pois consolida o que você estudou e aufere o que você sabe ou não. Simples assim.

 

 

              Há algum tempo, cientistas americanos realizaram um estudo elencando as 10 técnicas de estudos mais eficientes, caso você queira ler o artigo CLIQUE AQUI, adivinhe só qual técnica ocupou o primeiro lugar no pódio? Resolver questões, testar seus conhecimentos! Isso não é novidade alguma.

 

 

# Encontrando questões

 

               Onde encontro questões de provas anteriores? Há diversos sites, a maioria é cobra; porém, indico o PCI Concurso (grátis) VEJA AQUI lá você pode efetuar o download de provas anteriores; indico ainda o TEC concursos (pago) VEJA AQUI, sem dúvidas o melhor no mercado de provas filtradas; indico também o Questões de Concursos (pago) VEJA AQUI, também muito bom, só é preciso ter cuidado com os comentários. Vale ressaltar que, às vezes, a banca examinadora disponibiliza o caderno de provas em seu site. Todavia, a vantagem da TEC e do Questões de Concursos é que você pode filtrar as questões por banca, assunto, ano etc.

 

 

 

              Finalmente, tenha muito cuidado com questões bastante antigas. Por exemplo, se você for encarar a FCC (Fundação Carlos Chagas) e se preparar apenas pelas provas mais antigas (4 anos ou mais) terá problemas no futuro. O motivo é que a mencionada Banca vem mudando seu perfil de cobrança radicalmente, indo muito além de um simples copia e cola de lei seca. Outra banca que também já notamos algumas mudanças expressivas, especialmente em disciplinas jurídicas, é a Vunesp que ultimamente adora estudos de casos, isto é, menciona uma situação prática e cobra de você aplicação da lei na situação descrita. Para quem tem bastante intimidade com o Direito isto não será problema, porém, se não for seu caso, resolver as provas dos últimos dois anos dessas bancas é obrigação.

 

Bons e produtivos estudos!

Você pode gostar...